O que é ser empreendedor?

O que é ser empreendedor?
Janeiro 25, 2020 administrador
In Artigo de Opinião

Nuno Lopes Ribeiro

Farmacêutico, CEO Perfect Meridian (Health Improvements®) e CEO MeritPosition (GeriCarePro®)

Tenho 35 anos e 2 filhos. Durante o meu percurso académico, em Coimbra, sempre me entusiasmei pela actividade associativa, particularmente ligada à cultura. Formei-me e exerci a actividade de farmacêutico em farmácia comunitária durante alguns anos. Há cerca de um ano, decidi ser empreendedor… Hoje, abro as “hostilidades” da nova faceta deste site com esta questão: afinal, o que é ser empreendedor?

Eu sempre sonhei com isto: queria ter o meu projecto, o meu negócio, as minhas ideias, deixar de ser trabalhador por conta de outrém, assumir o risco…resumindo: ser dono da minha empresa.

Mas isto de ser empreendedor não é só ser dono de uma empresa, mesmo que tenha uma boa ideia de negócio… Para sermos verdadeiros empreendedores, para além da boa ideia – que é a nossa oportunidade – temos que saber catalizá-la, associando a criatividade, à inovação, e ao arrojo. Temos que exercer uma boa liderança de equipas, estar motivados e motivar todos os que colaboram connosco, maximizando todo o seu potencial. E, no fim, ainda assim, podemos não ser empreendedores de sucesso… Ou seja, podemos ter os melhores produtos, podemos ter as melhores e mais motivadas equipas, mas mesmo assim podemos não ter sucesso.

A minha experiência pessoal tem sido uma aventura que não trocaria por nenhum emprego estável, como o que tinha. Mas isto apenas é possível porque tenho o apoio de familiares e amigos, que acreditam nestes projectos, e que investem, mais do que dinheiro, o seu tempo e a sua vida. Esta é a primeira lição: é impossível ser “empreendedor” sem o apoio de outras pessoas.

Desde a criação da(s) empresa(s) até ao momento, o meu conhecimento do mundo dos negócios aumentou exponencialmente. Mantenho a ideia romântica de que tenho que ter um bom produto, aliás, o melhor produto, para que consiga vingar num mercado altamente competitivo. Aparentemente, esta ideia não interessa à grande maioria dos players. Ou seja, é preciso bem mais do que ter o melhor produto, o produto que tem melhor relação preço-qualidade, o mais premiado, o considerado por várias entidades como “o melhor”, a melhor equipa do mundo, etc etc etc… A minha segunda lição: é impossível ser um empreendedor de sucesso sem bons contactos. E sem sorte, já agora.

O primeiro projecto tem que ser icónico. O primeiro projecto tem que marcar a diferença. O primeiro projecto é a nossa imagem! Mas, e quando o primeiro projecto faz tudo o que tem que fazer, é claramente superior aos concorrentes e, mesmo assim, no teu país, parece que não consegue “entrar”? Aí está a minha terceira lição: este país é pequeno, e não estou a falar de tamanho…quer o mais barato, não pensa em qualidade, não pensa no futuro, não analisa o célebre “ROI”. Portanto…toca a apostar na internacionalização!

A minha quarta lição trouxe-me hoje aqui: só um produto bom não faz uma empresa. Uma empresa de sucesso necessita de vivacidade. Necessita de mais produtos bons, aliás, precisa de ser sempre a melhor. Felizmente, temos tido ideias atrás de ideias e temos mais produtos a sair brevemente…

Mas não ficamos só pela produção tecnológica. Temos que ser mais abrangentes, só assim seremos mais e mais competitivos.

Desde há alguns meses que temos vindo a pensar em formas de potenciar a nossa intervenção na sociedade portuguesa. Queremos ser uma referência de inovação em cuidados de saúde, nomeadamente em tecnologia. Mas queremos, acima de tudo, ser elos de ligação, potenciando sinergias entre várias pessoas que, como nós, querem fazer o país avançar.

Assim, desde a nossa colaboração com o grupo Iniciativa Médica 3M que temos vindo a pensar na criação de um canal de divulgação de projectos inovadores em cuidados de saúde. A partir deste momento, esta página terá, mensalmente, um artigo de opinião de uma pessoa a quem reconheçamos mérito no campo da inovação em cuidados de saúde, assim como uma reportagem para divulgação de projectos com esta índole.

Bem haja a todos os que nos têm apoiado!